22/11/19 às 15h00 - Atualizado em 5/12/19 às 8h42

Brasília Ambiental e ADASA realizam oficina para instalação de módulos na Estação Ecológica de Águas Emendadas

Entre os dias 11 e 14 de novembro, o Brasília Ambiental e a ADASA realizaram uma oficina aberta para instalação de módulos e parcelas permanentes de pesquisa e monitoramento ambiental na Estação Ecológica de Águas Emendadas.  O evento teve como objetivo capacitar servidores e público-alvo para instalação da estrutura permanente de pesquisa na Esecae, como um projeto piloto de levantamento de dados e monitoramento ambiental nas Unidades de Conservação do DF.

A oficina foi ministrada por mestres e doutores do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica – CENBAM/PPBio/INPA, e contou com o apoio de diversas instituições para sua realização.  A capacitação foi aberta para a participação do público, servidores de diversas instituições, pesquisadores, brigados de incêndios florestais do Brasília Ambiental e alunos de pós-graduação.

O próximo passo é finalizar as instalações para que as instituições de pesquisa possam realizar suas amostragens bióticas (todos os efeitos causados pelos organismos em um ecossistema), e abióticas (todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema), e gerar informações integradas e públicas.

Os dados levantados poderão ser utilizados para diversas finalidades, como para publicação de artigos e produtos científicos, para mensurar danos e agir rapidamente mediante a eventuais impactos ambientais, divulgação dos atributos ecológicos à comunidade, entre outras finalidades.

A iniciativa foi conduzida pela equipe da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água – SUCON, que trabalha para a criação de uma comissão permanente para lidar com os assuntos relacionados à pesquisa, estudos, monitoramento e organização dos dados ambientais nas Unidades de Conservação do Distrito Federal.

Brasília Ambiental - Governo de Brasília