Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/19 às 17h39 - Atualizado em 30/12/19 às 10h31

Brasília Ambiental é 100% no Índice de Transparência Ativa

O Brasília Ambiental é um dos órgãos contemplados, no ano de 2019, por ter alcançado o índice de 100% de transparência ativa em divulgação de informações de interesse coletivo em seu site institucional. O reconhecimento ocorreu na tarde desta quinta-feira (5), durante premiação realizada pela Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF), no Salão Branco do Palácio do Buriti.

 

O governador em exercício Pacco Brito participou do evento. Na ocasião, foram premiados os 54 órgãos e entidades da administração pública que atingiram o índice de 100% de transparência ativa, o que fez o GDF chegar aos 84% de cumprimento da lei distrital de acesso à informação, a Lei 4.990/2012, elaborada nos termos da Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

Para atingir a meta, secretarias, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, órgãos especializados e autônomos e administrações regionais devem divulgar nos respectivos portais da internet informações de interesse coletivo, como endereço e formas de contatos telefônico ou eletrônico, além de informações de caráter institucional relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

 

A LAI determina a publicação de informações como endereço do órgão, contatos telefônicos e e-mails de servidores, além das despesas, contratos, convênios, licitações realizadas ao longo do ano. Em 2016, somente cinco órgãos públicos atingiram 100% do índice. Em 2017, foram 27 e, em 2018, esse número aumentou para 40.

 

Esta é a primeira vez que o Instituto conseguiu atingir o nível máximo de pontuação de transparência. Para o alcance de tal êxito, no mês de setembro, foi instituído no Brasília Ambiental, o Grupo de Trabalho composto pelos servidores: Diogo Chaves, Thainá Oliveira, Elaine Dias, Márcia Monteiro, Thays Freitas, Simone Rosa, Ana Lúcia, Ana Pinelli, Antônio Terra e Juliana Pinho, sob a coordenação da chefe da Unidade Controle Interno, Maiara Borges, que avaliaram e atualizaram todos os critérios disponíveis no site.

 

Com informações da Agência Brasília

Brasília Ambiental - Governo de Brasília

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543