5/11/19 às 15h25 - Atualizado em 18/11/19 às 12h51

Brasília Ambiental divulga pesquisa sobre caramujo-gigante

O Brasília Ambiental divulga nesta terça-feira (5), o resultado da pesquisa sobre a espécie exótica invasora achatina fulica (caramujo-gigante-africano) no território do Distrito Federal, realizada juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de Brasília (UnB). O projeto científico finalizado em outubro irá auxiliar na elaboração do Plano de Prevenção, Erradicação, Controle e Monitoramento do animal.

De acordo com o analista de Atividades de Meio Ambiente do Instituto, Thiago Silvestre, a pesquisa é importante para desenvolver o controle da espécie e esclarecer dúvidas da população. “Teremos subsídios para a construção do Plano Distrital de controle da espécie, além de munir a população de informações acerca do manejo adequado desses indivíduos e das ações vindouras de prevenção e controle do caramujo-gigante-africano por parte dos órgãos de controle ambiental”, esclarece.

Os próximos passos da parceria do Brasília Ambiental com a Universidade de Brasília, será a divulgação de cartazes e folders sobre a espécie nos parques sob gestão do Instituto, no intuito de mapear as regiões onde há a ocorrência do molusco.

Pesquisa – Realizada em 30 regiões administrativas, a pesquisa contou com a participação de 613 pessoas, contabilizando 423 pesquisas respondidas pela internet e 190 pessoalmente, dos quais 57% foram homens e 42% mulheres, com idades entre os 11 e 83 anos. 28% possuem educação básica finalizada, 32% com nível superior de graduação e 40% com pós-graduação.  78% dos participantes já ouviram falar de espécies exóticas e 87% acreditam nos efeitos negativos causados por esse tipo de espécies.

“Esta espécie exótica invasora se encontra com larga distribuição no DF, nas regiões do Lago Norte, Jardim Botânico e Sobradinho”, cita o documento. Para mais informações, basta entrar em contato pelos e-mails: dicon@ibram.df.gov.br ou exoticasdf.unb@gmail.com.

Brasília Ambiental - Governo de Brasília