Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/07/21 às 8h15 - Atualizado em 15/07/21 às 8h13

Brasília Ambiental coordena aceiro negro na Esecae

O Instituto Brasília Ambiental, por meio da sua Diretoria de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Dpcif), finalizou na tarde desta quarta-feira (7), o aceiro negro de cerca de 30 quilômetros na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), em Planaltina. A ação, que teve início na segunda-feira (5), foi feita nas faixas de domínios da DF-345, no balão que dá cesso ao Núcleo Rural Pipiripau e na rodovia 128, que dá cesso à Planaltina de Goiás.

 

O objetivo da ação de prevenção foi queimar o mato seco, que é o material combustível em excesso localizado nas margens da Unidade de Conservação (UC), criando assim uma faixa lateral de segurança impeditiva que o fogo se aproxime ou se alastre na Estação.

 

A iniciativa, que faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), foi o primeiro aceiro negro, dos dois que o Brasília Ambiental planejou para este ano nas unidades sob sua administração.

 

O diretor da DPCIF, Pedro Paulo, explica que este tipo de aceiro, que é feito com fogo controlado, é uma das últimas ações preventivas a serem executadas nesse período em que a fase ápice da seca se aproxima. “É uma medida muito importante, e para realizá-la é necessário que a vegetação esteja bem seca. As bordas das UCs são onde é oferecido maior risco de fogo, por isso a ênfase nessa medida de prevenção”, esclarece.

 

O próximo aceiro negro será realizado, dia 12 de julho, na Área de Proteção Ambiental (APA) Gama e Cabeça de Veado, da qual faz parte, entre outras unidades, o Parque Ecológico do Tororó, administrado pelo Instituto; e o Jardim Botânico de Brasília. Ao todo, 30 quilômetros da APA receberão o aceiro. Essa ação será coordenada pela Sema.

 

A ação preventiva, na Esecae, contou com a participação de uma equipe formada por 25 pessoas dos seguintes órgãos: Brasília Ambiental, Corpo de Bombeiros, Sema, ICM-Bio, Ibama/Prev Fogo, Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF).

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543