Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/12/20 às 15h42 - Atualizado em 10/12/20 às 8h32

Brasília Ambiental conquista pela segunda vez seguida o prêmio ITA

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Brasília Ambiental é agraciado com o Prêmio de 100% do Índice de Transparência Ativa (ITA). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3), nas redes sociais da Controladoria-Geral do DF (CGDF). Ao longo do ano de 2020, a autarquia divulgou informações relevantes de interesse coletivo seguindo as normas da lei distrital de acesso à informação (nº 4.990/2012), em seu site oficial.

 

Para atingir a meta, secretarias, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, órgãos especializados e autônomos e administrações regionais devem tornar público, nos respectivos portais da internet, informações, desde as mais comuns — como endereço e contatos telefônicos ou eletrônicos — às de caráter institucional ou relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

 

Essa é a 5ª edição do Prêmio ITA (Índice de Transparência Ativa), que visa estimular a publicação ativa de informações de interesse público. Em 2016, quando a premiação foi criada, somente cinco órgãos públicos atingiram 100% do índice. Em 2017, foram 27. Já em 2018, esse número aumentou para 40 e em 2019, os contemplados foram 54.

 

Instituto transparente– Este ano, Comissão Permanente de Transparência e Acesso à Informação do Instituto Brasília Ambiental passou por alguns ajustes e atualmente é composto pelos servidores: Ana Pinelli, Antônio Terra, Alan Ferreira, Juliana Pinho, Kemerson de Oliveira, Márcia de Lima, Rachel de Souza e Simone Rosa, sob a coordenação da servidora Thainá Moura de Oliveira, que avaliaram e atualizaram todos os critérios disponíveis no site.

 

“Desde 2019, o Brasília Ambiental passou a contar com um Grupo de Trabalho dedicado a analisar os parâmetros de transparência ativa, feito esse que garantiu o órgão a atingir o nível máximo de pontuação pela primeira vez ano passado”, explicou Thainá de Oliveira. “E este ano demos continuidade, portanto, todos do Instituto estão de parabéns”, comemorou.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543