Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/21 às 8h17 - Atualizado em 3/05/21 às 9h24

Brasília Ambiental confere Licença para início da recuperação da Ponte Costa e Silva

Na última sexta-feira (23), foi publicado no Diário Oficial do DF o Aviso de Licenciamento Ambiental conferido à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), pelo Instituto Brasília Ambiental, para a realização de obras de manutenção da Ponte Costa e Silva, uma das quatro pontes que atravessa o Lago Paranoá. Inaugurada em 1976, a via de passagem projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer receberá sua primeira reforma desde sua construção.

 

De acordo com o Superintendente de Licenciamento do Instituto Brasília Ambiental, Alisson Neves, a liberação foi emitida com agilidade, haja vista a existência estudos prévios, em decorrência de solicitação anterior para a execução dos serviços. “Isso mostra o nosso compromisso para resolver as questões de infraestrutura de forma rápida e como o máximo de sustentabilidade”, explicou.

 

Segundo informações da Novacap, a obra, orçada em R$ 13.594.231,88, já foi iniciada e tem previsão de conclusão de dois anos. A reforma aumentará a vida útil da ponte em 15 a 20 anos, além de oferecer mais qualidade e segurança a quem transita pelo local. Serão recuperados danos existentes, como fissuras e infiltrações. Haverá reforço das vigas, substituição do asfalto, adequação às normas de acessibilidade, renovação da pintura, dentre outras.

 

A Ponte Costa e Silva foi projetada pelo Arquiteto Oscar Niemeyer, em 1967, e inaugurada em 1976, com a participação direta da Novacap. Tem 452 metros de extensão e liga o Setor de Clubes Sul e o pontão do Lago Sul, com acesso à Península dos Ministros e à Quadra 11 do Lago Sul.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543