Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/18 às 10h40 - Atualizado em 10/05/18 às 19h11

Blitz educativa de combate aos incêndios florestais chega ao Incra 6

Com a chegada do período da seca, vêm também a preocupação dos órgãos ambientais com os grandes incêndios florestais que ocorrem no período. Alguns espontâneos, mas a maioria provocada acidentalmente por falta de informação (ou mesmo deliberadamente, o que é crime).  É a temporada também em que entra em cena o PPCIF, Plano de Prevenção e Combate a Incêndios florestais, que envolve vários órgãos do governo, entre os quais a Secretaria de Meio Ambiente do DF e o IBRAM, que nesta sexta-feira, 4 de maio, fará mais uma blitz educativa, orientando a população (principalmente motoristas) sobre como evitar  provoca-los.

 

Desta vez, será no Incra 6, no trecho de ligação com Brazlandia, entre 8h e 13 horas. Veículos e transeuntes serão abordados e conscientizados sobre os riscos de incêndios a partir dessa época do ano, quando a humidade cai progressivamente. A primeira blitz deste ano aconteceu no mês passado, no Basevi,  região do Lago Oeste e próximo às unidades de conservação do Parque Nacional e da Reserva Biológica da Contagem. Os primeiros lugares a serem alvo das blitz, são aqueles tradicionalmente mais suscetíveis a queimadas  e situados nas imediações de áreas protegidas, com remanescentes de vegetação nativa, segundo Nazaré Lima Soares, Subsecretária de Serviços Ecossistêmicos da SEMA-DF.

 

O IBRAM participa com sua equipe da área de Educação Ambiental e professores, explicando a importância de se assumir uma conduta responsável e distribuindo material educativo. Entre as orientações, a população é informada que, além de evitar incêndios, precisa alertar as autoridades sobre incidentes e denunciar atitudes de pessoas que provoquem   queimadas ou incêndios, ligando  para os números 193 (Bombeiros), 190 (Polícia Militar), 39101965 (Batalhão da Polícia Militar Ambiental),  32074856 (Delegacia do Meio Ambiente) ou 162 (IBRAM).

 

São previstas pelo menos outras cinco Blitz Educativas para os próximos meses, nas regiões  da Floresta Nacional de Brasília, do Jardim Botânico, da Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae) e do Park Way, de acordo com  o calendário do PPCIF.  Além da Secretaria de Meio Ambiente, que coordena as ações,  e do  Instituto Brasília Ambiental, participam dessas ações  equipes do Jardim Botânico de Brasília (JBB), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), militares da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e Corpo de Bombeiros Militar do DF, além de alunos de escolas públicas do DF.

 

Instituto Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

IBRAM

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543