Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/09/13 às 17h11 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Ibram faz levantamento de irregularidades no Lago Paranoá

Auditores fiscais do Ibram, técnicos da Adasa, juntamente com outros órgãos participarão nos próximos dias 18,19 e 20 de uma ação no Lago Paranoá para identificar captações irregulares de águas e lançamentos de esgotos. Na quinta e sexta-feira (19 e 20) 80 reeducados da Fundação de Amparo ao Preso Trabalhador (FUNAP) participarão ativamente da coleta do lixo nas bordas do lago, em quatro pontos. As ações fazem parte da Semana Lago Limpo, coordenados pela Adasa.

Segundo Leider Alves de Oliveira, Coordenador de Fiscalização Ambiental do Ibram, o objetivo do evento é a preservação do Lago Paranoá. “O Ibram utilizará a ação para fazer um levantamento dos pontos de captação irregulares e lance de efluentes para uma futura ação de fiscalização”, explica ele.

Aproveitando o fim do período de estiagem na Capital, quando a lâmina de água do lago atinge seu menor nível – 999,8, será realizado o “clean up” – a limpeza mecânica das bordas e do fundo do lago e o “flushing” – abertura das comportas para a limpeza da camada superficial do lago, que geram melhoria na qualidade das águas.

O lago continuará em sua cota mínima ate o dia 1º de outubro, quando voltará a subir gradativamente até atingir a 1000 m, no período das chuvas. O rebaixamento não compromete a utilização do lago em suas diversas atividades (geração de energia, lazer, pesca, esportes náuticos, etc). Neste período de baixa da lâmina de água, as margens do lago ficam mais expostas e cabe à CEB controlar a geração de energia para garantir as cotas mínimas diárias.

A Semana do Lago Limpo tem como objetivo conscientizar, sensibilizar e envolver a população nas práticas de sustentabilidade, principalmente na destinação correta dos resíduos. Para isso, durante a Semana Lago Limpo 2013, todos os cidadãos e parceiros do DF são convidados a agregar forças nas diversas ações desenvolvidas em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população.

A limpeza das bordas será realizada em quatro áreas – Bosque do Ibram, ao lado da Ponte Costa e Silva, no lado direito de quem chega ao lago sul; Ponte das Garças – à direito e à esquerda da saída da ponte –avenida das Nações; e na QL 24, saída da Ponte JK, no Lago Sul. Os trabalhos serão realizados na quinta e sexta-feira (19 e 20), de 9 às 16 horas.

No sábado, 21, duas escolas de mergulho –Scubadu e Mergulho e Cia- levarão seus alunos para promover a limpeza debaixo d’água. O encontro será de 9 as 14 horas, no Pontão do Lago Sul, onde haverá encontro de escolas para ações educativas promovidas pela Superintendência de Recursos Hídricos da Adasa.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543