27/10/17 às 18h27 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Auditores do IBRAM interrompem desmatamento em São Sebastião

Operação realizada na tarde desta sexta feira, 27, e que contou com apoio do 21º Batalhão de Polícia Militar e da Administração Regional local, auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) flagraram mais uma tentativa de grileiros de parcelamento irregular de solo em Área de Preservação Permanente (APP). O flagrante foi  na região do Morro da Cruz, em São Sebastião. Mesmo assim,  seis hectares de matas ciliares já haviam sido desmatados.

No local foram apreendidos mais de 100 mourões (estacas usadas em cercas), maior parte utilizando a própria madeira da vegetação nativa retirada ilegamente. Foi apreendido também mais de um quilômetro de arame farpado e preso um suspeito de grilagem de terra.

O suspeito preso informou aos auditores que os lotes do local estavam sendo comercializados a pelo menos R$ 2 mil. Eles acreditam que, embora recente, caso a invasão não fosse interrompida hoje, casuaria a destruição de toda a mata local em mais alguns dias.

Participaram da operação cinco auditores fiscais do IBRAM, três policiais militares e equipe da administração regional.