23/06/16 às 15h44 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Audiência Pública discute a implementação do CAR no DF

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram), representado pela Gerência de Cadastro Ambiental Rural (Gecar), participou ontem, dia 22 de junho, de audiência pública para discutir a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para a estrutura fundiária do Distrito Federal. Realizado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e proposto pela deputada Telma Rufino, o evento contou com a participação do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), da Terracap, do Emater, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea–DF), além de produtores e conselhos rurais, estudantes, entre outros.

Na ocasião, foi discutido a implementação do CAR, enfatizando as fases deste processo, a participação de cada instituição, os benefícios aos produtores rurais registrados, os serviços disponíveis e as responsabilidades dos ocupantes de terras públicas frente ao sistema.

Durante o evento, o gerente da Gecar, Alisson Neves, relatou as ações realizadas pelo Instituto para a implementação do cadastro no DF, como a busca de melhorias tecnológicas para a ferramenta, a realização de cursos, palestras, mutirões e parcerias, além do atendimento ao público. “O Ibram mantém um posto de atendimento aos imóveis de até 20 hectares, que já atendeu mais de 400 pequenos produtores em menos de um ano, realizando gratuitamente a inscrição destes imóveis no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar)”, complementou Neves. Esse serviço oferecido pelo Ibram pode ser agendado pelo telefone 3214-5646.