Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/21 às 8h41 - Atualizado em 27/04/21 às 10h27

Audiência Pública debate licenciamento ambiental em Santa Maria

O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Superintendência de Licenciamento (Sulam), promoveu, na noite de terça-feira (20), uma audiência pública virtual para debater sobre o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIVI), referente ao licenciamento ambiental do empreendimento Meireles MRV, localizado na Região Administrativa de Santa Maria-DF.

 

A audiência pública foi transmitida, das 18h30 às 21h, no canal do Youtube do Brasília Ambiental. Os interessados também acompanharam as argumentações no Centro Educacional 416 de Santa Maria. Além disso, para aqueles que não puderam acompanhar ao vivo, fixou-se o prazo de dez dias para o encaminhamento de contribuições pelo e-mail sulam@ibram.df.gov.br.

 

O engenheiro florestal e coordenador do estudo, André Luiz, da empresa Ecotech Engenharia, apresentou aspectos ambientais de solo urbano do quinhão 13 da fazenda Santa Maria, área particular de propriedade da MRV engenharia. Segundo ele, a equipe técnica avaliou como viável a ocupação do terreno, desde que sejam atendidas medidas de controle ambiental propostas no RIVI.

 

De acordo com o engenheiro, dentre as medidas sugeridas constam ações compensatórias. “Existem de dois tipos. A florestal, baseada na quantidade de árvores removidas e a ambiental, que consiste no preenchimento de uma planilha, criada pelo Brasília Ambiental, onde se determina o valor da compensação. No entanto, será objeto da próxima etapa do estudo”, explicou.

 

Dentre elementos positivos da ocupação, André Luiz destacou a localização do terreno, que fica nas proximidades das rodovias BR-040 e DF-003 (EPIA), possibilitando, assim, maior conexão da Região com os pontos urbanos consolidados; tais como Luziânia-GO, Valparaíso de Goiás, Park Way, Guará, Plano Piloto. Além disso, está quase totalmente em Zona Urbana de Qualificação e Expansão.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543