Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/21 às 9h06 - Atualizado em 16/06/21 às 9h12

Audiência Pública debate licenciamento ambiental de área pública no Guará II

O Instituto Brasília Ambiental, por intermédio da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam), realizou audiência pública virtual, na noite desta terça-feira (15), com transmissão ao vivo pelo youtube do órgão, para apresentação e discussão do Relatório Ambiental Simplificado (Ras), a respeito do parcelamento de solo urbano referente ao licenciamento ambiental do empreendimento Quadra Externa (QE) 60, do conjunto “A” ao “R”, no Guará II.

 

O terreno, que antes pertencia a Telecomunicações Aeronáuticas S.A. (Tasa), empresa ligada à Aeronáutica, foi repassado à Terracap, que solicitou junto ao Brasília Ambiental pedido de licenciamento ambiental, a fim de dividir o terreno em lotes e posteriormente vende-los à iniciativa privada. O pedido de licenciamento da área é a primeira providência para que se inicie o processo de venda e ocupação de um terreno público.

 

O estudo ambiental foi elaborado pela empresa Geo Lógica Consultoria Ambiental. Coube a engenheira ambiental e coordenadora do estudo, Paula Romão de Oliveira França, a apresentação do relatório. A responsável técnica exibiu os dados alcançados na apuração, discorreu sobre as características da área a ser ocupada e tratou a respeito dos possíveis impactos ambientais.

 

De acordo com engenheira, o local, que atualmente está com área degradada, vai ser melhor utilizado, tanto do ponto de vista comercial, quanto habitacional. “Em geral, levando-se em conta todos os aspectos pesquisados, a equipe técnica entende pela viabilidade ambiental do parcelamento, estando apto para ser ocupado”, afrmou Paula Romão.

 

A audiência pública, transmitida ao vivo das 19h às 21h, foi acompanhada por mais de 40 pessoas, simultaneamente, no YouTube. Ao final da exposição, abriu-se espaço para questionamentos dos interessados. As pessoas com dificuldade de acesso à internet e a equipamentos eletrônicos, também puderam acompanhar as argumentações no Centro de Ensino Fundamental nº 10, localizado na QE 44/46, Área Especial 5, no Guará II.

 

Para aqueles que não puderam acompanhar o evento, fixou-se o prazo de dez dias para o encaminhamento de contribuições via e-mail: licenciamento.ibram@gmail.com ou pelo whatsapp: (61) 99248-9698.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543