Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/10/13 às 13h56 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Atividades de educação ambiental e plantio de árvores animam estande ambiental no Green Move

A Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) agitaram os trabalhos da ÁREA DE INFORMAÇÃO da 2ª edição do Green Move Festival, neste domingo (13), na Esplanada dos Ministérios.

O trabalho da equipe de servidores dos órgãos começou pela manhã com a montagem do estande que prometia a presença de muitos visitantes durante todo o dia até o início dos shows musicais. No local, atividades de educação ambiental, informações sobre os programas desenvolvidos pela Semarh e Ibram, além de dois totens, onde era possível se informar sobre o Programa de Monitoramento Ambiental Integrado (PMAI) de forma virtual e também realizar o plantio de árvores, do programa Plante uma Árvore.

Nas oficinas, crianças e adolescentes faziam filas para a participação. Eles puderam moldar pegadas de animais típicos do bioma Cerrado, em argila. “A ideia da oficina Pegadas do Cerrado é conscientizar as crianças sobre o sentimento de preservação, já que as pegadas são de animais em extinção”, explicou Maurício Galdino, orientador da oficina. A garotada pôde levar o trabalho para casa.

Em outra atividade, a contação de histórias, que reuniu bastantes crianças, a personagem principal era a gotinha Nadine. “Nesta é apresentado o ciclo da água e sua importância para a manutenção da vida”, diz Aline Barreto, educadora ambiental do Ibram. No estande ainda houve uma feira sustentável, com produtos artesanais, de decoração, jogos feitos com sucata e também um espaço de leitura com uma biblioteca sustentável. No acervo, livros para todas as idades com assuntos sobre meio ambiente, preservação do planeta, sustentabilidade e outros.   

Os totens virtuais foram uma atração a parte. Mais de 200 árvores virtuais foram plantadas no evento. Os visitantes escolhiam a espécie e o local do plantio. Futuramente, as mudas serão plantadas e, automaticamente, uma mensagem é enviada à pessoa que plantou, no email cadastrado na hora do plantio. Esta árvore receberá o nome de quem a plantou, podendo ser visitada e cuidada. Os artistas e equipe de produção também tiveram a oportunidade de realizar o plantio. Um totem do programa estava disponível na área dos camarins.

Outra atividade do estande ambiental era o Brasília, Cidade Parque, programa carro chefe dos órgãos ambientais. Tablets estavam disponíveis no evento para que as pessoas pudessem conhecer o programa que está revitalizando os 72 parques do DF. A cada curtida na página do programa, o internauta ganhava um ingresso para assistir ao show na ÁREA CONSCIENTE, próxima ao palco. A ação rendeu mais de 200 curtidas num pequeno intervalo de tempo.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543