4/07/16 às 21h20 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Andamento do CAR no DF é apresentado na Câmara

A analista Juliana de Castro Freitas, da Gerência de Cadastro Rural (Gecar) do IBRAM, atendendo a convite do Secretário de Meio Ambiente, André Lima, fez uma apresentação do “estado da arte” do CAR no Distrito Federal, na Câmara dos Deputados, no último dia 30, dentro do evento regional do Observatório do Código Florestal (OCF). O tema do evento, que objetivou marcar os quatro anos de existência do Código Florestal, foi “Panorama Nacional: Avanços e Desafios da Implementação do Código Florestal, com foco no Cadastro Ambiental Rural (CAR)”.

As discussões giraram em torno da importância atual do CAR e dos obstáculos que estão sendo enfrentados pelas Unidades da Federação e organizações de comunidades tradicionais para inscrição e utilização do CAR como ferramenta de gestão e monitoramento. A analista do IBRAM falou sobre os problemas enfrentados e desafios futuros da implementação do cadastro no DF.

Novidade – Juliana Freitas ressaltou como grande novidade do evento a declaração do Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciando que o código fonte do Sistema do CAR, ansiosamente esperado por todos os Estados, será disponibilizado o mais rápido possível, deixando claro que essa é uma ação prioritária do Ministério.

A analista explica que a disponibilização do código fonte permitira aos Estados realizar customizações para adequar o sistema as suas especificidades regionais e desenvolvimento dos módulos pós-CAR, como Programa de Regularização Ambiental – PRA, Cota de Reserva Ambiental – CRA e outros sistemas de apoio.

Além do OCF, participou também da organização do evento, a Secretaria de Meio Ambiente do DF, com apoio da Frente Parlamentar Ambientalista e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente.