Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/06/18 às 10h41 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Ambiente Com Ciência, um espaço para estimular a consciência ambiental

 

 

Desde o dia 28 de maio, o Instituto Brasília Ambiental mantém, no Parque Ecológico de Águas Claras, uma exposição permanente de instrumentos pedagógicos para apoiar professores, pesquisadores e educadores de todas as áreas em ações de educação ambiental e promoção do conceito de sustentabilidade. O espaço e os materiais expositivos do projeto, que se chama “Ambiente com Ciência”, foram desenvolvidos pela equipe da Coordenação de Educação Ambiental do IBRAM, Codea, com recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa, FAP/DF, e agora se tornaram mais uma das atrações permanentes para os frequentadores do Parque e visitantes de outras regiões.O espaço tem atividades diariamente, organizadas por educadores ambientais. 

 

A proposta do “Ambiente com Ciência” é auxiliar os educadores a lecionar conteúdos ambientais teóricos e muitas vezes abstratos, mas de forma interativa e divertida, segundo o educador Marcus Parede. Por meio de maquetes, modelos e experimentos científicos, os educadores vêem como simular fenômenos complexos de modo “experiencial”, tornando o processo cognitivo óbvio e natural. Tambem dispoem do livro “Educação Ambiental – Instrumentos Ecopedagógicos”, um guia de apoio produzido pela Codea. “O resultado esperado é um eficiente estímulo à compreensão, sobretudo de jovens estudantes, quanto à importância de se cuidar e de se participar da defesa do meio ambiente”,  explica a superintendente de Pesquisa e Monitoramento do IBRAM, Vandete Maldaner.

 

Outro propósito do projeto é promover a participação de colaboradores da ciência. Para isso, na abertura da exposição “Ambiente Com Ciência”, houve também encontros abertos  para receber contribuições intelectuais sobre a metodologia e os instrumentos em geral, avaliação e troca de informações. A idéia, segundo a coordenadora de Educação Ambiental do IBRAM, Louise Souza, é ampliar as possibilidades de replicação, discutir meios de financiamentos e sua aplicabilidade em novos espaços, além das escolas, como empresas e organizações. 

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543