Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/13 às 13h49 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Agora é realidade: DF terá Hopital Veterinário Público

 

 

 

Complementando as ações da Semarh e do Ibram no ano de 2013, além da entrega da revitalização do Parque do Cortado, haverá o lançamento das obras do Hospital Veterinário Público do DF. De acordo com um dos idealizadores da unidade de atenção, Luiz Maranhão, subsecretário de saúde ambiental da Semarh, “o que nós estamos fazendo é uma retribuição à relação histórica entre os animais domésticos e à humanidade. Trata-se de dar oportunidade de tratamento digno para àqueles cães e gatos de famílias com renda mais baixa”, destaca.

 

A unidade de saúde veterinária prevê o atendimento gratuito para cães e gatos, que pertençam prioritariamente a cidadãos cadastrados em Programas do Governo do Distrito Federal, Ong’s de Proteção Animal e Abrigos, com estimativa de 80 a 100 consultas e procedimentos ao dia. Haverá uma unidade exclusiva para castração dos animais, prevista como medida de controle reprodutivo à multiplicação desordenada, que gera inviabilidade da atenção e cuidados necessários à manutenção da saúde dessas espécies.

 

O custo estimado da obra perfaz o montante de R$ 3,5 milhões, com previsão de início para fevereiro de 2014 e estimativa de término para julho do mesmo ano. O Hospital será composto por seis módulos, onde serão oferecidos os seguintes atendimentos: consultas gerais, medicações, internações, exames de radiologia digital, ultrassonografias, cirurgias gerais, ortopédicas e oncológicas. Além disso, disporá de um corpo clínico apto nas seguintes especialidades: ortopedia, cardiologia, clínica médica, medicina de felinos, oncologia, dermatologia, endocrinologia, odontologia veterinária, patologia clínica, anestesiologia e cirurgia de tecidos moles.

 

De acordo com Eduardo Brandão, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, “este projeto se propõe a auxiliar no controle de zoonoses e também amparar famílias e entidades guardiãs de animais, proporcionando ampla assistência e tratamento digno. Enfim, é mais um avanço na gestão ambiental do DF”. O dirigente comenta, ainda, que o projeto utiliza como base a experiência do Hospital Veterinário Público de São Paulo, que funciona na zona leste daquele Estado, no bairro do Tatuapé.

 

Na ocasião do evento de lançamento das obras do Hospital haverá, ainda, vacinação de combate à cinomose (doença viral altamente contagiosa) e colocação de coleiras de combate à leishmaniose (doença crônica causada por protozoário). Essas ações contam com a parceria da Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal (ProAnima) e da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-DF).

 

Serviço:

Data: 21 de dezembro (sábado)

Local: Parque Lago do Cortado (QI 25 – Área Especial – Taguatinga Norte)

Hora: a partir das 09h

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543