Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/03/16 às 19h01 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Agentes de parques realizam mutirão voluntário de limpeza no Veredinhas

Ventilador, cadeira, geladeira, garrafa pet, tv, colchão, cama, bicicleta…esses são alguns dos vários objetos que compuseram os dois caminhões de lixo retirados, na manhã desta terça-feira (15/3), do Parque Ecológico Veredinhas, em Brazlândia, no Mutirão de limpeza voluntário realizado pelos agentes de vários parques do IBRAM. Participaram da iniciativa também as Associações Pró-Descoberto, de Brigadistas Voluntários, dos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos (Acobraz) e a Águia Cobra de Guias de Turismo, todas de Brazlândia, além de vários líderes comunitários. Ao todo mais de 40 pessoas estiveram envolvidas na ação.

O lixo foi retirado, principalmente, do Córrego Veredinha e das laterais do parque, disse o agente de parque do Veredinha, Diego Gordinho, que junto com o agente João Gualberto, coordenaram o Mutirão. “A iniciativa visa destruir toda e qualquer possibilidade de o córrego ou qualquer outra área do parque ser habitação do mosquito aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus”, explicou Gordinho, lembrando que Brazlândia é a região administrativa campeã de dengue no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde registrou mais de mil casos só no início de 2016, totalizanso 19% do total de registrados no DF.

A preocupação dos agentes é, principalmente, porque o parque é o “coração” da região administrativa. “Se tem foco aqui, atinge toda a Brazlândia”, lembrou Gordinho. A ação conseguiu limpar em cem por cento a metade do córrego, e já estão sendo articuladas novas ações para a próxima semana, dando continuidade à limpeza, porém aí com a participação das associações e da população de Brazlândia.

“Com este Mutirão, tivemos a intenção de dar o pontapé inicial para uma tomada de consciência da necessidade de manter o córrego e o parque limpos. Para isso é preciso que população se conscientize que não pode mais jogar lixo nas ruas, pois a água das chuvas vem toda em direção ao parque”, defendeu Gordinho.

O Mutirão dos agentes de parque tem como meta agir em todos os parques do DF que estiverem precisando de limpeza. O próximo será o parque de Uso Múltiplo da Asa Sul.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543