Aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), a assinatura de planos de trabalho integrantes do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e o UniCEUB, que tem por objetivo estabelecer parceria entre as instituições nas áreas de estudo, monitoramento e pesquisas de extensão em sete eixos temáticos, entre eles: o levantamento de capivaras na orla do Lago Paranoá, estações de monitoramento da qualidade do ar no UniCEUB e visitas as nascentes e monitoramento da qualidade da água. O encontro foi realizado na reitoria do Centro Universitário.
Na ocasião, estiveram presentes a presidente do IBRAM, Jane Vilas Bôas; a superintendente de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental, Vandete Maldaner; a coordenadora de Estudos, Programas e Monitoramento da Qualidade Ambiental, Patrícia Valls; o coordenador de Fauna, Almir Figueiredo; o reitor do UniCEUB, Getúlio Américo Lopes; a Pró-Reitora Acadêmica, Elizabeth Manzur; o diretor acadêmico, Carlos Alberto da Cruz, o gerente de monitoramento, Carlos Rocha, a analista de atividades do meio ambiente, Lourdes Moraes e o coordenador de Medicina Veterinária e Gestão Ambiental, Carlos Alberto da Cruz Júnior.
Durante a cerimônia, Jane Vilas Bôas destacou a relevância da cooperação firmada entre o Instituto e o Centro Universitário. “A parceria do IBRAM com uma Instituição de ensino de renome propiciará importantes contribuições acadêmicas e certamente reverterá em muitos benefícios para a sociedade”, afirmou a presidente.
O coordenador de Medicina Veterinária e Gestão Ambiental, Carlos Alberto da Cruz Júnior, também destacou a importância desse acordo. “O UniCEUB entende que é fundamental a realização de termos de compromisso para a consecução dos estudos acadêmicos e estamos muito felizes de estarmos firmando parceria com o órgão de maior força na questão ambiental no DF”, comentou.
Os estudos dos planos de trabalho firmados entre as duas instituições terão duração até o final do ano de 2018.
Workshop
O evento de assinatura foi iniciado por um Workshop sobre capivaras na quarta-feira (9), no UniCEUB. Este curso serviu de ponta pé para o Levantamento de capivaras na orla do Lago Paranoá, um dos planos de trabalho que serão desenvolvidos pela parceria. Na ocasião, especialistas do IBRAM, Embrapa, Ministério da Saúde e do Centro Universitário falaram sobre aspectos biológicos e ecológicos da capivara, métodos de amostragem, além de doenças infecciosas e parasitas que acometem esse animal, como a febre maculosa. “Foram reunidos vários atores para debater os diversos aspectos relacionados à capivara”, explicou o analista de atividades do Meio Ambiente do Instituto, Rodrigo Santos.
Clique na imagem e confira a galeria de fotos
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543