16/06/14 às 15h03 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Aberta licitação para expandir Ibram Web

“É a 'semente', a base para que todos os processos e procedimentos do Ibram sejam transitados em plataformas virtuais, com o fim definitivo do uso do papel”. A declaração é do Analista de Atividades do Meio Ambiente, chefe da Unidade de Planejamento do Ibram, Antônio Queiroz Barreto, sobre a publicação do aviso de licitação, ocorrida na última sexta-feira, 13/6, para o órgão contratar, via projeto de parceria com a Unesco, empresa especializada na prestação de serviços técnicos aplicados à tecnologia da informação.

Barreto afirma que com esta reestruturação, o Sistema IBRAM Web, será convertido numa plataforma com módulos integrados de Gestão Ambiental que implicará na melhoria do controle, da organização e da transparência de informações demandadas pela sociedade. A Gerência de Tecnologia de Informação do IBRAM, sob a coordenação do Técnico de Atividades do Meio Ambiente José Tadeu Silva, teve participação fundamental na construção deste Edital, bem como terá na sua execução junto com a empresa vencedora do processo licitatório que vai desenvolver solução integrada de gestão ambiental, abrangendo os processos finalísticos e administrativos do Instituto.

Nos trabalhos a serem desenvolvidos estão: mapeamento e o redesenho dos processos; implantação dos procedimentos correspondentes; criação de novos módulos na plataforma Ibram Web, necessário à integração, à operacionalização, ao monitoramento, e ao gerenciamento tático e estratégico das atividades e dos processos desempenhados pelas diversas unidades organizacionais; elaboração do Manuais de Procedimentos e o repasse dos conhecimentos técnicos e operacionais indispensáveis à manutenção dos instrumentos de egestão; e o repasse da documentação e códigos-fonte dos produtos de tecnologia da informação.

A documentação para o processo licitatório deve ser adquirida no site da representação da Unesco no Brasil (www.brasilia.unesco.org.org/edital), e outras informações podem ser obtidas através do e-mail licita@unesco.org.br As propostas devem ser entregues na Representação da Unesco no Brasil, que fica no Setor de Autarquia Sul (SAS), quadra 05, bloco H, 10o. Andar até às 18hs do dia 28 deste mês. A abertura das propostas ocorrerá às 15hs do dia seguinte, 29/7.