Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/10/16 às 17h09 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Abatedouros no DF melhoram sua relação com o meio ambiente

O Distrito Federal possui 13 abatedouros licenciados pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). Para o gerente de fiscalização de indústrias, serviços e recursos  hídricos do Instituto, Saulo Mendonça, tem se observado que as condições estão cada vez melhores nesses estabelecimentos.  “A situação ambiental geral dos abatedouros é boa, com melhora considerável em relação a 2013, quando realizada a primeira operação”, afirma.

Durante os meses de agosto e setembro deste ano, os fiscais do Instituto realizaram a Operação Abatedouro 2016 em todos os estabelecimentos licenciados no IBRAM. Desses, foram quatro abatedouros bovinos, um de frango e os demais de suínos. O objetivo da ação foi avaliar a situação ambiental desses empreendimentos e verificar o cumprimento das autuações realizadas no âmbito da Operação Abatedouros de 2015.

O resultado da ação foi: a lavratura de três autos de infração, dois termos de intimação e um termo de vistoria. Dos autos de infração houve penalidade de multa em dois, totalizando R$ 3.144,15 (três mil cento e quarenta e quatro reais e quinze centavos). Ocorreu ainda a interdição de um dos abatedouros devido ao pedido de licença de operação ter sido indeferido pelo IBRAM.

Não houve autuação por conta de poluição, despejo de efluentes no solo ou nos recursos hídricos – que são os principais efeitos ambientais decorrentes desta atividade. “Acreditamos que a melhora tem relação direta com a intensificação de ações fiscais periódicas nos estabelecimentos que temos feito”, disse Saulo.

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543