14/08/13 às 17h15 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

4ª CDMA: reunião preparatória desta semana será em Taguatinga

Encontro reúne poder público, iniciativa privada e comunidade de seis regiões administrativas para debater resíduos sólidos do DF

A quarta reunião preparatória para a 4ª Conferência Distrital do Meio Ambiente, que este ano debate o tema resíduos sólidos, acontece nesta quinta-feira (15), das 12h30 às 19h, no Centro Cultural do Taguaparque, no Pistão Norte, em Taguatinga. O encontro reúne representantes do poder público, da iniciativa privada e da comunidade daquela cidade, assim como de Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Samambaia e Vicente Pires.

Até a realização da Conferência Distrital, com nova previsão para 12, 13 e 14 de setembro, serão seis reuniões entre regiões administrativas do DF e os 20 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE). “Por conta da movimentação observada nas redes sociais e do retorno dado pela população por outros meios, a expectativa é de que este seja o encontro preparatório com o maior número de participantes: algo em torno de 500 pessoas. Até agora, a média foi de 150 por reunião”, comenta Paulo Celso, subsecretário de Políticas de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O encontro desta semana reunirá as regiões administrativas mais populosas do DF, além de duas com interesse especial pelo tema debatido: Ceilândia e Samambaia. A primeira com uma usina de compostagem em funcionamento, e a segunda na qual há expectativa de instalação do Aterro Sanitário Oeste. “São as principais alternativas que temos para o lixão da Estrutural”, completa Paulo Celso.

De acordo com o subsecretário, com a participação fixa de um determinado grupo de pessoas em todos os encontros, é possível perceber uma evolução em todo o processo. “O nível, a qualidade, das discussões aumentou, da primeira para a última reunião. E o mais importante, um dos pontos principais a se observar, é a mobilização da sociedade para discutir um tema que é muito ligado ao cotidiano dela”, explica.

O DF e a RIDE

Os encontros reúnem eixos importantes para as propostas de políticas públicas do DF e do entorno. “Os problemas das regiões são os mesmos: destinação adequada para o lixo, inclusão de catadores no processo, e coleta seletiva”, diz o secretário da Semarh, Eduardo Brandão. “Enfrentamos os mesmos dilemas e estaremos juntos na Conferência Nacional, debatendo o assunto para que possamos chegar a uma solução também conjunta. Afinal, o meio ambiente não tem fronteiras”, conclui.

As conferências têm como foco a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos âmbitos local e regional, com destaque para quatro tópicos: a produção e consumo sustentáveis; redução de impactos ambientais; geração de empregos e renda; e educação ambiental. O encontro nacional será de 24 a 27 de outubro, em Brasília.

Entre as principais ações do plano para o DF estão o fim das atividades do lixão da Estrutural; a abertura do Aterro Sanitário Oeste, localizado entre Ceilândia e Samambaia; a implantação da coleta seletiva; e a instalação de 12 centrais de triagem de materiais recicláveis para abrigar o trabalho das cooperativas de catadores.

A instalação de seis áreas para a reciclagem de resíduos da construção civil, duas áreas de aterro de inertes, e um centro de comercialização de materiais recicláveis também estão previstas. Um trabalho de inclusão social com todos os catadores por meio de formação profissional, assistência técnica e inserção de cooperativas e associações é um das principais metas do projeto.

Os encontros preparatórios para a Conferência Distrital já aconteceram entre as cidades de Planaltina e Sobradinho (18/07); e Gama, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Santa Maria e São Sebastião (01/08). No âmbito da RIDE, já participaram do debate Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso de Goiás (07/08).

4ª Reunião preparatória para a 4ª Conferência Distrital do Meio Ambiente
(Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires)
Data: quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Hora: 12h30 às 19h