9/09/15 às 13h47 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

1ª Virada do Cerrado

Entre os dias 11 a 13 de setembro, o Distrito Federal será palco da primeira Virada do Cerrado, que é um evento de mobilização pela sustentabilidade socioambiental. A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), do Comitê Criativo da Virada do Cerrado e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoverá atividades socioambientais, educativas, esportivas e culturais, visando alcançar a integração do poder público, organizações da sociedade civil e setor privado em um grande movimento pela sustentabilidade.

Para tornar a Virada do Cerrado possível e descentralizada ela está sendo organizada por diversas Administrações Regionais do DF e por um comitê de entidades e coletivos comprometidos com a sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento de consciência crítica das dimensões da sustentabilidade – econômico, social, ambiental, cultural, ético, político e estético.

Informação sustentável em todo DF

Virada do Cerrado é um projeto para todas as pessoas. Pretende conversar com os simpatizantes das causas ambientais e com aqueles que ainda não têm tanta familiaridade com o tema. Tem espaço para todo mundo e para todos os gostos nas diversas atrações e atividades oferecidas ao longo dos três dias em 15 localidades no DF.

O programa será aberto com chave de ouro. No dia 11 de setembro, Dia do Cerrado, o Jardim Botânico de Brasília inaugurará o Centro de Excelência do Cerrado – Cerratenses, espaço para pesquisas construídas em cooperação com várias entidades governamentais e não-governamentais, assim como para a valorização do Cerrado, pela cultura e pelo desenvolvimento de novas tecnologias para a proteção do bioma.
As outras regiões também iniciarão suas programações neste dia dando sequência durante todo o final de semana com diversos acontecimentos.

Meio ambiente e esporte andam juntos e na Virada do Cerrado o público poderá aproveitar atividades como as corridas de 5km e 10km (Funarte), corrida de velocidade e arremesso (Itapoã e Paranoá), bicicross e voleibol (Santa Maria), slackline (Recanto das Emas e Gama), assim como apresentações e aulas de dança e ginástica (Sudoeste e Brazlândia).

Para os amantes das trilhas, diversos parques oferecerão caminhadas guiadas, como no Parque Sucupira (Planaltina), Parques Itapoã e Paranóa, Jardim Zoológico, Parque Ecológico e Vivencial Recanto das Emas, Parque Ecológico Veredinhas e Parque Vivencial do Gama. Aqui, além dos percursos, os visitantes poderão desfrutar do cerrado e entender a importância da sua preservação, através das atividades educacionais, ambientais e atrações culturais.

O artesanato sustentável estará presente nesta Virada para refletirmos sobre o consumo consciente e o meio ambiente. Em Santa Maria a ideia é criar jardins e lixeiras com pneus usados, como também fabricar sabões caseiros. Já na região da Fercal, a Feira Ecológica contará com acessórios, adornos, chinelos e vestimentas sustentáveis. O Sudoeste terá várias novidades, como as oficinas de reciclagem com flores de tecido e garrafas pet e de vidro.

As feiras também são presenças confirmadas no programa. Na Funarte as atrações serão a Feira de Produtos Agroecológicos e a Vira e Troca, uma Feira de Trocas para quem pratica o desapego. Expositores também estarão com seus produtos no Parque Ecológico e Vivencial Recanto das Emas, em Santa Maria, Fercal e Planaltina.
A educação ambiental, ciência e religião serão destaques em Planaltina na Universidade Católica de Brasília (UCB). Durante os dois dias, diversas palestras, vídeos ambientais e apresentações de projetos dos estudantes preencherão a programação em uma parceria entre a UCB e o Ministério do Meio Ambiente.

A Virada do Cerrado é mais do que um evento, é refletir de maneira saudável, sustentável, divertida e informativa sobre um dos nossos mais importantes biomas.

ok6 Check-list do Plano de Sustentabilidade (para os parceiros do evento)