Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/12 às 20h34 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

1º Simpósio Internacional de Emergências com Produtos Perigosos

Representantes de governo, especialistas e profissionais da iniciativa privada se reúnem na próxima semana, dos dias 10 a 12 de dezembro, para discutir o trabalho de atendimento a emergências com produtos perigosos. O evento é promovido pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Promotoria de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) do Ministério Público do DF e Corpo de Bombeiros, com o apoio de instituições privadas que realizarão uma Mostra Tecnológica durante as atividades.

Participam do encontro representantes de outros cinco países – França, Canadá, Estados Unidos, Singapura e Inglaterra – que irão falar sobre suas experiências na gestão e atendimento às ocorrências envolvendo produtos perigosos em um contexto de grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Membros do Ministério do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e Defesa Civil também participam dos debates, que incluem temas como níveis de competência, políticas e instrumentos de gestão durante as emergências. Na Mostra Tecnológica, as empresas apresentarão o que há de mais moderno e atual para o atendimento às ocorrências com produtos perigosos.

As atividades acontecem no auditório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail gpram.rh@cbm.df.gov.br .

Interface ambiental

O Simpósio visa consolidar um espaço de debate sobre estratégias de controle de riscos ambientais relacionados a produtos perigosos no Distrito Federal, considerando que o aumento significativo deste tipo de produto devido aos avanços tecnológicos mundiais, principalmente nas áreas da química e da petroquímica, pode causar danos à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente.

A Semarh atua hoje no desenvolvimento de políticas públicas tendo em vista a preparação e prevenção às emergências envolvendo produtos perigosos. Já o Ibram atua com os instrumentos de gestão – licenciamento, fiscalização e monitoramento.

1º Simpósio Internacional de Emergências com Produtos Perigosos
De 10 a 12 de dezembro
Local: Auditório da ANTT (SCES, trecho 3, lote 10, Brasília/DF)
Inscrições: gpram.rh@cbm.df.gov.br 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543